quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rio de Janeiro comemora 119 anos de Arcebispado

Rio de Janeiro comemora 119 anos de Arcebispado
27/04/2011
Nice Affonso
No dia 27 de abril de 1892, pela Bula “Ad universas orbis ecclesias”, do Papa Leão XII, a hierarquia eclesiástica no Brasil foi reorganizada. Há 119 anos atrás, havia apenas um arcebispado, em São Salvador da Bahia, e 11 bispados sufragâneos. Na ocasião, foram, então, criadas duas Províncias Eclesiásticas: uma no Norte, com sede em São Salvador da Bahia, e outra no Sul, sendo o Bispado do Rio de Janeiro elevado à categoria de Sé Metropolitana.

Dom João Esberard foi o primeiro Arcebispo do Rio de Janeiro, assumindo o governo arquidiocesano de 12 de setembro de 1893 a 22 de janeiro de 1897. A Arquidiocese, que tem como padroeiro principal São Sebastião e como padroeira secundária Sant´Ana, tem seu brasão de armas em campo de goles, arredondado na ponta, com três setas de prata. A figura tem a seta do centro, dirigida para chefe, colocada sobre as outras duas, que são cruzadas em diagonal e dirigidas, respectivamente, para o canto destro de frente e para o canto sinistro de frente. O escudo do brasão é apoiado na cruz arquiepiscospal, de ouro.

De Prelazia à Arquidiocese

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada em 1565, ficando o seu território sujeito à jurisdição espiritual do Bispo da Bahia. Até que, em 19 de julho de 1575, pelo Breve “ In supermminenti Ecclesiae”, do Papa Gregório XIII foi criada a Prelazia. Desmembrada do Bispado da Bahia, o território da nova Prelazia estendia-se desde a Capitania de Porto Seguro até o Rio da Prata.

Só em 16 de novembro de 1676, a Prelazia de São Sebastião foi elevada à categoria de Diocese, pela Bula do Papa Inocêncio XI “Romani Pontificis pastoralis sollicitudo”. Ficou como sufragânea da Sé Metropolitana de São Salvador da Bahia, criada na mesma data, tendo a Diocese de Olinda também subordinada a ela. Posteriormente, da Diocese do Rio de Janeiro foram desmembradas 131 Arquidioceses, Dioceses e Prelazias. Dom José de Barros Alarcão foi o primeiro bispo que tomou posse na então Diocese do Rio de Janeiro, permanecendo em seu governo de 19 de agosto de 1680 a 6 de abril de 1700.

Desde 27 de abril de 1892 como Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Igreja nesta metrópole conta com 258 paróquias e cerca de 800 capelas distribuídas, territorialmente, em sete vicariatos: Urbano, Suburbano, Norte, Oeste, Jacarepaguá, Leopoldina e Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário